quinta-feira, 25 de abril de 2013
Cisticercose
Congresso de engenharia de alimentos
No terceiro dia de congresso, escolhi a sala sobre zoonoses transmitidas por alimentos.
A palestra inicial abordou a cisticercose - palestra realizada pelo Dr. Germano Biondi.
O mesmo abordou o ciclo da teníase e da cisticercose e sobre os riscos da ingestão de carnes sem inspeção, bem como os perigos da ingestão de verduras que são contaminadas através da "adubaçao" e assim atingem os humanos.
A cisticercose ainda é encontrada sob a forma de cistos vivos em inspeção de bovinos nos abatedouros de bovinos imagine o que acontece nos abates clandestinos...
O palestrante abordou e comentou as reportagens recentemente vinculadas pela mídia e justificou o motivo de haver abates clandestinos no Brasil dizendo que não há profissionais suficientes para inspecionar todos os estabelecimentos brasileiros e que após a veiculação da reportagem o governo liberou o concurso do MAPA as pressas na intenção de suprir a demanda.
O palestrante mostrou alguns algumas imagens e filmes de criação de animais sem higiene (criações de fundo de quintal de suínos) e exposição de carnes a venda sem qualquer cuidado, conservação ou higiene.
Na fase conclusiva ele fez um comparativo sobre a evolução do país em termos de crescimento e a falta de saneamento (rede de esgoto) o que dificulta muito o controle de zoonoses.
Dentre as estratégias para o controle das zoonoses ele citou como estratégias:
Capacitação de pessoal,
Saneamento básico,
Evitar a criação de animais em conjunto com as residências,
Mudar os hábitos do homem do campo (evitar que defequem nas áreas de produção de cana ou hortas, assim como evitar a contaminação das hortaliças),
União de forças multidisciplinares para combater e evitar que estas zoonoses cheguem as mesas dos consumidores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário