segunda-feira, 12 de março de 2012

Manutenção da qualidade das ordenhadeiras

As principais medidas de manutenção regular que devem ser adotadas são:

- controlar o vácuo produzido pelas bombas, atentando para possíveis flutuações. todas as borrachas das teteiras devem ser vistoriadas constantemente e substituídas se necessário.

- as borrachas devem ser constantemente limpas e desinfetadas.

- acompanhamento constante das bombas e válvulas do sistema, garantindo o vácuo contínuo, sem flutuações.

- monitorar e examinar o tecido mamário das vacas, antes e após cada ordenha, para verificar possíveis irritações ou anomalias.

- devemos, também, ressaltar a grande importância de se adquirir ordenhadeiras de boa qualidade, de empresas idôneas, que disponham de uma assistência técnica eficiente, rápida e que não haja problema de reposição de peças.

Todas as rotinas realizadas antes, durante e depois da ordenha contribuem para que se garanta a qualidade e a produtividade. As pessoas que lidem, principalmente com as teteiras, devem tomar todo o cuidado necessário para não contaminarem diretamente as tetas ou indiretamente, através das borrachas que ficam em contato direto com a vaca, durante a ordenha. Mãos limpas, uma sala de ordenha higienizada e cuidado no manuseio dos equipamentos são vitais para que haja uma higiene adequada.