terça-feira, 5 de junho de 2012

Palestra Embrapa Agroindustria Alimentar:

Há grandes mudanças no padrão de consumo da população, com isso o número de doenças na população vem aumentando bastante como a obesidade, o diabetes, o colesterol, etc. Os alimentos funcionais surgiram para suprir a demanda por alimentos de melhor qualidade levando a uma vida mais saudável – cabendo ao profissional da área de desenvolvimento de produtos e a indústria de alimentos entender o que o consumidor está buscando e qual a demanda para que possa apresentar os produtos “certos”aos seus consumidores e torná-los fiéis. Por exemplo: qual o tipo de consumidor a empresa quer atender? Qual alimento ela tem “Know-How”? em que contexto este alimento será inserido na vida do consumidor (família, crianças, cidade, campo). Os apelos do alimento também são importantes pois o consumidor ainda está ligado a marca mesmo após a fusão das empresas, o preço ainda é fator determinante em muitos casos, a embalagem é fator que chama a atenção para um produto e o fato de ser um ingrediente funcional ainda precisa ser melhor delineado ao consumidor pois a maioria deles associa apenas alimento funcional a alimento saudável. O consumidor ainda precisa ser convencido de que alimento funcional vale a pena, de que o preço compensa devido aos benefícios em termos de sabor e saúde são maiores e vão além do preço superior as demais mercadorias do segmento.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Alimentos funcionais:

Há grandes mudanças no padrão de consumo da população, com isso aumentou o num. de doenças na pop com obesidade, colesterol,etc,.. As mulheres buscam mais os alim funcionais, que os homens; No Uruguai os consumidores mais idosos buscam melhorias de função enquanto jovens buscam a prevenção de doenças; No quesito saúde há consumidores preocupados com a saude de sua familia no brasil é um mercado a ser explorado; A imagem de alimento saudável é mto importante além da manutenção do sabor (o brasileiro exige manutenção de sabor); Quando se fala em alim funcional as pessoas pensam tbem em alim natural, o consumidor tem que ser "tocado" pelo seguro, funcional, saudável e natural para suprir a correria do dia a dia moderno a falta do campo e de tempo para o preparo dos alimentos como era feito antigamente. Em países da europa e EUA os consumiores já estão acostumados com estes produtos, no BR isso ainda é novidade e há aki diversas barreiras que impedem a rapida expansão desse segmento como a regulamentação (demorada e burocratica), os custos de produção (depois o preço final torna-se caro e o consumidor não quer "pagar" o preço), etc. A tendencia do consumidor é adquirir prod que apele para o quesito "saude". O probl é q a alegação de saude tem q ser comprovada cientificamente (caro e demorado) em termos legais. Fonte: Seminário de segurança Alimentar - Gramado 2012

Perspectivas legais em alimentos: foco Anvisa

Os alimentos funcionais eram confusos até meados da década de 90, até que a ANVISA fez as resoluções 17 e 18 e 19/99; além da RDC 2/2002 para regulamentar essa área da alimentação (alim funcionais) há tbem a SVS/MS 32/98. Os alim q tem como objetivo servir de remédio ou com fim terapêutico não se enquadra nessas normas. Na Resolução 18 encontra-se o conceito de alim. funcional, e a Anvisa tem se baseado no Codex e normas europeias para regulamentar estes alim. Além do ASIS Brasil. A avaliação dos alim é realizada caso a caso mesmo em caso de mesmo ingrediente e deve seguir por conta da empresa com comprovação clinica/científica. Se o alim já tem tradição de consumo em outro país isso facilita pois a empresa pode add os documentos oficiais ao processo. Fonte: Seminário de Segurança Alimentar - Gramado 2012.