terça-feira, 5 de junho de 2012

Palestra Embrapa Agroindustria Alimentar:

Há grandes mudanças no padrão de consumo da população, com isso o número de doenças na população vem aumentando bastante como a obesidade, o diabetes, o colesterol, etc. Os alimentos funcionais surgiram para suprir a demanda por alimentos de melhor qualidade levando a uma vida mais saudável – cabendo ao profissional da área de desenvolvimento de produtos e a indústria de alimentos entender o que o consumidor está buscando e qual a demanda para que possa apresentar os produtos “certos”aos seus consumidores e torná-los fiéis. Por exemplo: qual o tipo de consumidor a empresa quer atender? Qual alimento ela tem “Know-How”? em que contexto este alimento será inserido na vida do consumidor (família, crianças, cidade, campo). Os apelos do alimento também são importantes pois o consumidor ainda está ligado a marca mesmo após a fusão das empresas, o preço ainda é fator determinante em muitos casos, a embalagem é fator que chama a atenção para um produto e o fato de ser um ingrediente funcional ainda precisa ser melhor delineado ao consumidor pois a maioria deles associa apenas alimento funcional a alimento saudável. O consumidor ainda precisa ser convencido de que alimento funcional vale a pena, de que o preço compensa devido aos benefícios em termos de sabor e saúde são maiores e vão além do preço superior as demais mercadorias do segmento.

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