sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sobe a 15 o número de mortes nos EUA por melões contaminados

Alimentos tinham bactéria que provoca a listeriose.
Doença é grave para grávidas, que podem até perder o bebê.

Do G1, em São Paulo
imprimir
Melões nos Estados Unidos foram contaminados por bactéria. (Foto: AFP Photo)Melões nos Estados Unidos foram contaminados
pela bactéria ‘Listeria’. (Foto: AFP Photo)

Mais duas mortes por conta de melões contaminados foram confirmadas nos Estados Unidos, elevando para 15 o número de óbitos pela listeriose, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.

O número de infectados agora é de 84 pessoas em 19 estados da nação. As mortes ocorreram nos estados do Novo México, Colorado, Texas, Kansas, Maryland, Missouri, Nebraska e Oklahoma.

A doença é provocada por uma bactéria chamada Listeria monocytogenes. Esse micro-organismo foi encontrado em melões contaminados na fazenda Jensen Farms, localizada na cidade de Granada, no estado de Colorado.

Com sintomas parecidos com os de gripe, a listeriose pode causar dores musculares e febre. A doença é mais grave em grávidas – elas podem até perder o bebê ou a criança pode nascer com meningite. Segundo o CDC, idosos, recém-nascidos e adultos com as defesas do corpo enfraquecidas também são alvos mais fáceis para a infecção.
saiba mais

A própria fazenda solicitou que seus produtos fossem recolhidos depois da agência que regula remédios e alimentos nos Estados Unidos (FDA) ter identificado a origem do foco.

o tipo de melão infectado é conhecido como Rocky Ford – nome de uma cidade no Colorado famosa por esta variedade da fruta. Mas as autoridades sanitárias do país alertam que a Listeria pode crescer em outros tipos de melões, guardados dentro ou fora da geladeira.

Anvisa pede inspeção na fábrica de Toddynho

MARCELA BOURROUL GONSALVES – Agência Estado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou à Vigilância Sanitária de São Paulo uma inspeção imediata na fábrica do achocolatado da marca Toddynho, localizada em Guarulhos, na Grande São Paulo. O pedido da Agência foi feito hoje e é resultado da ocorrência de casos de queimaduras na boca de quatro crianças que ingeriram o achocolatado no Rio Grande do Sul.

De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, que investiga os casos, os primeiros resultados de análise laboratorial apontam um PH de 13,3, considerado muito alcalino para alimentos. Os desvios de qualidade no composto alimentar sabor chocolate fortificado com vitaminas da marca Toddynho foram encontrados em dois lotes: L4 32 06:08 e L4 32 06:09, com data de validade até 19/02/2012. Como forma de prevenção, a vigilância sanitária gaúcha realizou a interdição cautelar de todos os lotes do alimento no estado.

A empresa PesiCO, responsável pela produção do Toddynho, informou que houve uma falha durante a fabricação. A empresa declarou que os lotes apontados foram distribuídos exclusivamente para o Rio Grande do Sul.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta epidemiológico para todas as Coordenadorias Regionais de Saúde. O Centro de Informações Toxicológicas do Estado também foi notificado do caso. A recomendação para quem possuir em casa os lotes do produto considerados suspeitos é não consumir o alimento.