sábado, 24 de março de 2012

Qualidade de informação

Pessoal é com tristeza que informo a vocês que o site qualidadedealimentos.com.br foi hakeado recentemente e todo conteúdo perdido, avisei que ele sairia do ar, mas alguém rapidamente fez o favor de hakear, portanto peço que não acessem o endereço por não ser seguro, apenas acessem o blog que continua aos meus cuidados. Uma pena que existam pessoas que não pensam no bem geral e na divulgação do conhecimento a todos.

SAÚDE CONFIRMA CASOS DE BOTULISMO PROVOCADOS POR SALSICHÃO

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou na sexta-feira (16) quatro casos de botulismo alimentar no Paraná, ocasionados pelo consumo de um tipo de salsichão na forma crua. Os casos foram registrados nos meses de janeiro e fevereiro deste ano e confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência de São Paulo, no dia 14 de março. Três casos foram registrados no município de Alto Piquiri e um caso em Iporã. Duas pessoas morreram, uma permanece internada em estado grave e uma já teve alta.

Para anunciar as confirmações, a secretaria reuniu representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, do Ministério da Agricultura e Pecuária, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, da Secretaria Municipal de Alto Piquiri, da 12ª Regional de Saúde (Umuarama), do Sindicato do Médicos Veterinários e do Ministério Público. A empresa produtora também foi convidada, mas não enviou representante.

O botulismo alimentar é uma doença grave de início súbito e difícil diagnóstico. Ela causa paralisia dos músculos, podendo ocasionar a morte. Poucas doenças fazem um quadro clínico parecido. “Os dois pacientes que estão vivos receberam o soro antibotulínico em tempo. Um terceiro paciente chegou a receber o soro, mas como tinha outras doenças não sobreviveu”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

De acordo com a investigação feita pela vigilância epidemiológica, evidências mostram que os quatro pacientes consumiram o salsichão Piquiri em náilon de maneira crua, o que é hábito na região. “Chegamos a suspeitar de outros produtos de origem animal, mas descartamos porquenão conseguirmos relacionar o produto a todos os pacientes que apresentaram os sintomas de botulismo. A investigação foi concluída com o exame laboratorial do paciente e do produto consumido por ele”, disse a coordenadora do Centro de Investigação e Respostas Rápidas de Vigilância em Saúde, Angela Maron de Mello.

Ainda durante a investigação, a Vigilância Sanitária Estadual determinou a interdição cautelar de todos os lotes do Salsichão Piquiri em náilon, fabricado pela Indústria e Comércio de Carnes e Frios Richter Ltda de Alto Piquiri, por suspeita de contaminação dos produtos por toxina botulínica. Somente a 12ª Regional de Saúde recolheu 934 quilos do produto para que sejam inutilizados. A empresa também foi orientada a parar a produção até que possa devolver ao comércio o produto seguro para consumo.



Fonte: Jornale