terça-feira, 5 de junho de 2018

A IMPORTÂNCIA DO SWAB DE MÃOS PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR:

Dentre os controles importantes a serem realizados na indústria a fim de evitar contaminação dos alimentos podemos citar a água e o produto em si, mas as contaminações podem ocorrer por falhas de Boas Práticas por parte dos manipuladores e neste caso como então monitorar? Embora ainda não exista padrão na legislação brasileira para avaliação de mãos de manipuladores é importante que as industrias determinem seus próprios padrões para swab de mãos a fim de garantir a segurança alimentar, baseados em fontes e referencias confiáveis.
Para determinar seu padrão alguns pontos devem ser levados em consideração: - Determinados micro-organismos são predominantes na flora humana, sendo esses os mais prováveis de causar a contaminação. - Tomando como base os dados de surtos alimentares de Maio 2017, podemos observar que E.coli e S. aureus fazem parte dos 3 maiores agentes etiológicos do Brasil. - Para desenvolver um limite de contagem para swab, é possível basear-se em dados bibliográficos: Soares (2013), considera que uma mão higienizada deve possuir contagens inferiores a 10² UFC/mão de S.aureus e 10² de E.coli; Para Tondo e Bartz, 2013 a recomendação é a ausência de coliformes fecais ou E. coli nas mãos. Há ainda outras recomendações, neste caso utilizadas para superfícies em geral, não especificando as mãos de manipuladores.
Fonte: https://foodsafetybrazil.org/referencia-microbiologica-de-swab-para-monitoramento-de-maos-e-superficies/ Porém enquanto a legislação não regra este quesito cada empresa pode definir seus padrões, bem como os microrganismos a serem monitorados. Sendo possível inclusive fazer analises antes e depois da higiene das mãos para realizar a validação de agentes saneantes. O importante é que a empresa faça o monitoramento para ter uma “radiografia” do seu processo e assim ter dados para validações futuras e verificações de processo. Fonte: Food Safety News; Foodsafetybrazil.org