quinta-feira, 27 de junho de 2013
O que o iogurte grego tem de diferente?
Vocês já se perguntaram qual a diferença entre o iogurte Grego e os outros iogurtes? afinal o que ele tem de especial?
O iogurte é um leite fermentado, obtido essencialmente da ação simultânea de Lactobacillus delbrucacki ssp bulgaricus e
Streptococcus salivarius ssp thermophilus, que se desenvolvem simbioticamente no leite, fermentando a lactose e produzindo aroma e sabor característicos (HASHIMOTO & ANTUNES, 1995. O iogurte concentrado é produzido em vários países com distintos nomes, como labneh (Oriente), skyr (Islandia), shrikhand (Índia) e iogurte grego (Grécia e outros países).
Dentre os tipos especiais de iogurte, poucos autores citam o processo para elaboração do iogurte grego, produto obtido a partir do iogurte tradicional, contudo diferenciado pelo processo de dessoragem em sacos de pano, isto para pequena escala e a nível industrial por centrifugação (VARNAM & SUTHERLAND, 1995).
segunda-feira, 24 de junho de 2013
Batavo inova com primeiro Iogurte Grego líquido do Brasil
A Batavo, marca de maior valor agregado do segmento de lácteos da BRF, inova com o lançamento nacional do primeiro iogurte grego líquido do país, além da versão cremosa com 0% e 2% de gordura, exclusiva para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Região Sul.
O Batavo Grego contém duas vezes mais proteína e tem menor teor de gordura que os iogurtes tradicionais, além de ser mais consistente. “Desenvolvemos um produto que segue o conceito da marca ‘Pensado para sua natureza’, com pedaços de frutas em sua composição e naturalmente adoçado com o açúcar da fruta, explica Luciane Matiello, diretora de lácteos da BRF. “Queremos entregar produtos que vão agregar alto valor nutricional à dieta do brasileiro”, completa a executiva.
Atenta às demandas de saudabilidade e sabor dos consumidores e também às oportunidades do mercado, a marca investiu, durante dois anos, no desenvolvimento do Batavo Grego líquido. “No Brasil, a preferência é por iogurtes líquidos e embalagens individuais, por isso percebemos que essa seria uma excelente oportunidade de negócios para o novo Grego”, completa a executiva.
A novidade estará disponível nas gôndolas a partir da segunda quinzena de junho nos sabores original, baunilha, morango e manga.
Conceito
A Batavo encontrou na biomimética, ciência que procura aplicar soluções da natureza ao cotidiano do homem, o norte para a sua crença atual. “As pessoas estão com déficit ‘de’ e ‘com’ a natureza”, revela Matiello. “E a Batavo entende que a alimentação é uma forma de estabelecer esta conexão”, completa a executiva.
Com o apoio de uma equipe multidisciplinar, a Batavo estudou a fundo a natureza do homem. Procurou entender as reais necessidades do mesmo e percebeu que na natureza poderia encontrar inspiração para criar e adaptar o seu portfólio. “A Batavo vai reconectar as pessoas à natureza”, afirma Matiello.
Para materializar este conceito, a marca aposta no desenvolvimento de novos produtos e na adaptação dos já existentes. “Queremos ser reconhecidos como uma marca inovadora e curiosa”, afirma Matiello. “A adaptação do nosso portfólio, único no mercado a abranger todas as categorias lácteas, demonstra o nosso interesse em acompanhar a evolução dos hábitos alimentares do brasileiro”, finaliza.
Sobre a Batavo
A Batavo possui uma linha completa de leites, iogurtes, produtos de mercearia e refrigerados nas linhas: Kissy, Pense Zero, Batavinho e Naturis Soja – primeira do mercado que possui produtos refrigerados à base do grão. A marca contempla o portfólio de marcas da BRF, que conta com Perdigão, Sadia, Elegê, entre outras.
Sobre a BRF
A BRF, detentora das marcas Perdigão, Sadia, Batavo e Elegê, é a maior exportadora mundial de aves e uma das principais captadoras de leite e processadora de lácteos do Brasil. A empresa possui cerca de 115 mil funcionários, conta com 50 unidades industriais no Brasil e onze no exterior (9 Argentina, 1 Inglaterra e 1 Holanda), além de centros de distribuição que abrangem todo território nacional. Hoje, a BRF exporta seus produtos para mais de 120 países e detém um portfólio superior a 3.000 itens, entre os segmentos de carnes, lácteos, margarinas, massas, pratos congelados e vegetais congelados. Em 2012, a companhia registrou faturamento de R$ 28,5 bilhões.
As informações são da BRF - Brasil Foods S.A
Lotes de leite Batavo apresentam sinais de adulteração com formaldeido no Paraná
O Ministério Público do Paraná solicitou a empresa BRF-Brasil Foods, nesta sexta-feira (21), para que preste esclarecimento sobre uma adulteração no leite da marca Batavo, enriquecido com cálcio. O pedido foi feito a partir de um laudo que apontou a existência de formaldeído no produto.
De acordo com a Promotoria de Defesa do Consumidor de Curitiba, o laudo foi elaborado pelo Laboratório Central (Lacen). A substância foi detectada em amostras aleatórias de leite, recolhidas em estabelecimentos comerciais do Paraná, pertencentes aos lotes TT/04/ER e TT/04/DP, produzidos em 28 de fevereiro de 2013, com vencimento em 28 de junho de 2013, no município de Teotônia, no Rio Grande do Sul.
Em nota, a BRF-Brasil Foods afirmou que não foi notificada oficialmente. “A BRF, companhia responsável pela marca Batavo, não foi notificada oficialmente até o momento e desconhece a acusação. A empresa ressalta que adota os mais rigorosos controles de fabricação e qualidade de seus produtos, em total compromisso com seus consumidores”.
O Ministério Público do Paraná informou que cópias do laudo foram encaminhadas à Promotoria de Justiça do Rio Grande do Sul, que investiga contaminação no leite produzido no estado. Conforme o inquérito, 20 pessoas foram denunciadas por suspeita de participação em um esquema que adicionava água, para dar volume, e ureia e formol para modificar os testes de qualidade do produto. A estimativa é de que, pelo menos, 120 mil litros de leite.
As informações são do G1, adaptadas pela equipe MilkPoint.
FEA-0200 GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DOS ALIMENTOS
Objetivo: Preparar especialistas do agronegócio da produção da matéria prima à mesa do consumidor e áreas correlatas, para que possam aprender, desenvolver ações, e gerir negócios relacionados à qualidade e segurança alimentar. Não serão oferecidos treinamentos em técnicas laboratoriais.
Público-alvo: Gestores, Chefes de Grupos, Responsáveis e Consultores na área de CQ e Sistemas de Segurança Alimentar. Ele é voltado, primordialmente, aos profissionais que necessitam do conhecimento técnico como ferramentas de gestão. Não serão oferecidos treinamentos em técnicas laboratoriais.
Inscrições: 8/5/2013 a 11/9/2013
Oferecimento: 14/9/2013 a 13/12/2014
Local do curso: FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Horário: SÁBADO DAS 8:00 ÀS 16:00H
Carga Horária: 360 horas aulas
Pré-requisito: SUPERIOR COMPLETO
Maiores informações: https://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FEA-0200&of=021
FEA-0250 CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Objetivo: Oferecer a profissionais que atuam na área de alimentos especialização em engenharia de alimentos.
Público-alvo: Profissionais da área de biologia, química, engenharia de alimentos e química, farmácia que trabalhem na área de alimentos.
Inscrições: 9/5/2013 a 28/7/2013
Oferecimento: 3/8/2013 a 8/11/2014
Local do curso: FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Horário: SÁBADO DAS 8:00 ÀS 16:00H
Carga Horária: 390 horas aulas
Pré-requisito: SUPERIOR COMPLETO
Maiores informações: https://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FEA-0250&of=009
Assinar:
Postagens (Atom)