quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Vaga de emprego

Oportunidade| Especialista SGQ| Alimentos Experiência como auditor do sistema de gestão ISO 9001:2008 e HAACP. Experiência no tratamento de ações corretivas / preventivas no sistema de gestão da qualidade, preferencialmente em indústria de alimentos e/ou ingredientes. Ensino Técnico e/ou Superior em áreas vinculadas a Química e/ou Alimentos. Desejável Especialização em Segurança Alimentar. Residir na Grande SP e ter fácil acesso a Itaquera/Zona Leste/SP. Encaminhar currículos para francine.silva@romariz.com.br c/ pretensão salarial.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Notícias da semana acadêmica

Curso de Engenharia de Alimentos promove Semana Acadêmica Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos discute temas que são prioridade da FAO + Imagens O Curso de Engenharia de Alimentos da URI Erechim está promovendo a 18ª Semana Acadêmica e o 14º Encontro de Iniciação Científica, evento que proporciona aos estudantes o contato com profissionais que atuam nas mais diversas áreas da Engenharia de Alimentos, abrindo caminhos para o seu direcionamento profisssional. Segundo o coordenador do evento, professor Marcus Vinícius Três, a programação foi construída pensando em lançar visões e ideias para o desenvolvimento em diversas áreas relacionados ao Curso, além de colocar na prática os conhecimentos teóricos e novas tecnologias. “Ao mesmo tempo, queremos divulgar para a sociedade os trabalhos desenvolvidos por acadêmicos e pesquisadores, proporcionando a troca de experiências”, reforçou o coordenador. A Coordenadora do Curso, professora Geciane Toniazzo, destacou os temas da Semana, considerados de grande relevância. Entre eles, segurança alimentar, controle de qualidade, desenvolvimento e avaliação de novos produtos, biotecnologia e tecnologias de processos de separação. “O Engenheiro de Alimentos tem papel importante na transformação da matéria prima em alimentos, com grandes desafios: produzir alimentos com qualidade, seguro e de forma sustentável”, destacou a professora Geciane. Na palestra de abertura, o oficial nacional de programas da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), professor Carlos Antônio Ferraro Biasi, falou do papel da entidade na segurança alimentar e a inocuidade dos alimentos na América Latina e Caribe. A FAO é uma entidade vinculada Às Nações Unidas, responsável pelas questões de agricultura e alimentação e é mantida por 193 países do mundo inteiro mais a comunidade européia. “A prioridade da FAO, neste momento, é, basicamente, voltada à questão da erradicação da fome no mundo inteiro”, afirmou o palestrante. Informou que hoje, temos 870 milhões de pessoas que vivem em completo estado de desnutrição. A meta é minimizar esta situação até 2025, através de metas estabelecidas juntos a esses países. Frisou, ainda, que a FAO estabeleceu para a América do Sul e para o Caribe quatro prioridades, duas delas tem diretamente a ver com a temática da Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos, que é a questão da segurança alimentar, a da sanidade agropecuária e no cuidado com os alimentos. A Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos da URI tem o apoio da Aurora Alimentos, Fapergs, Indeba, Moinho Três, Pam Membranas Seletivas, Transfertech Gestão de Inovação e Erechim Comércio de Bebidas e Alimentos.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

O PAPEL DA FAO NA SEGURANÇA ALIMENTAR E INOCUIDADE DOS ALIMENTOS

Na noite de ontem o representante da FAO, Carlos Biasi, trouxe para o evento o tema da segurança alimentar e inocuidade dos alimentos aliado ao grande desafio do mundo que é o combate a fome. Neste cenário citou a presença de radiação em alimentos no Japão após o vazamentos da Usina de Fukushima, os problemas ocorridos no Haiti, entre outros... O palestrante mostrou os números de alimentos rejeitados pelos EUA e União Européia provenientes da América Latina e Caribe por problemas de qualidade, inocuidade, Rotulagem, entre outros problemas... O palestrante finalizou a palestra lançando um desafio aos Engenheiros de Alimentos, que serão no futuro próximo, responsáveis pela qualidade e produção de alimentos para um grande número de pessoas.