terça-feira, 31 de julho de 2018

BACTÉRIAS QUE CAUSAM DOENÇAS TRANSMITIDAS PELOS ALIMENTOS

Os alimentos têm papel fundamental na saúde humana. A ingestão de nutrientes em proporções adequadas contribui muito para uma vida mais saudável. Porém o consumo de alimentos contaminados pode comprometer os benefícios proporcionados pela nutrição equilibrada e provocar doenças (DTAs). Atualmente, as doenças transmitidas por alimentos (DTAs) são consideradas um problema de saúde pública. A industrialização de alimentos, ao mesmo tempo em que permite técnicas mais aprimoradas de conservação e controle de processo, permite também a produção em larga escala. Se um lote apresenta contaminação pode causar surtos de grande abrangência pela distribuição do alimento. As doenças transmitidas ou veiculadas por alimentos frequentemente apresentam sintomas como diarreia, náuseas, vômito ou febre, sendo que algumas pessoas podem não reconhecer essas enfermidades como causadas por bactérias ou outros patógenos em alimentos. Milhares de tipos de bactérias estão naturalmente presentes em nosso ambiente. Mas nem toda bactéria causa doenças em humanos, tanto que algumas até são utilizadas para produzir queijos e iogurtes. As bactérias que causam doenças são chamadas de patógenos, quando os patógenos atingem os alimentos eles se multiplicam e podem causar enfermidade em quem ingerir o alimento. As doenças de origem alimentar podem ser causadas por diversos tipos de microrganismos, incluindo bactérias, bolores, protozoários e vírus. As bactérias, pela sua diversidade e patogenia, constituem de longe, o grupo microbiano mais importante e mais vulgarmente associado às doenças transmitidas pelos alimentos. COMO AS BACTÉRIAS CHEGAM AOS ALIMENTOS: • Através de manipuladores: Manipuladores com maus hábitos de higiene podem transmitir bactérias aos alimentos; • Ingestão de comidas cruas: Alimento mau cozido pode permitir a sobrevivência de microrganismos que podem ser eliminados a altas temperaturas (acima de 70ºC); • Pragas: As moscas, baratas e ratos podem carregar em seus corpos uma série de microrganismos que podem provocar estragos em alimentos, ambiente onde há pragas é susceptível a contaminação dos alimentos; • Animais Domésticos: Gatos e cachorros podem carregar em seus pelos e corpos bactérias, poeiras e doenças que são facilmente transmitidas aos alimentos através de manipulador que entre em contato com os animais ou se os animais tiverem acesso a áreas de manipulação de alimentos; • Ambiente sujo: Ambientes com resíduos de carne, poeira ou sujidades grosseiras permite acúmulo e proliferação de bactérias patogênicas que contaminarão o alimento quando entrar em contato (ex: mesa de carne suja ou tabua de corte com resíduos de outro alimento); BACTÉRIAS RESPONSÁVEIS PELAS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELOS ALIMENTOS:
OS CUIDADOS DO MANIPULADOR DE ALIMENTOS: Os fregueses com frequência julgam o estabelecimento pela aparência e comportamento do manipulador de alimentos que os serve. A boa higiene pessoal é medida protetora fundamental contra as doenças de origem alimentar, e os consumidores esperam que assim seja. É irônico que as pessoas sejam ao mesmo tempo causa e vítimas dos incidentes de doenças de origem alimentar. A cada passo do fluxo de preparação de alimentos na operação, do seu recebimento até o consumo final, os manipuladores podem contaminar os alimentos e fazer com que os clientes adoeçam. Por isso, há a necessidade de manipuladores treinados, que tenham conhecimento, talento e atitude necessários para a operação de um sistema de alimento seguro. COMO OS MANIPULADORES PODEM CONTAMINAR OS ALIMENTOS: - Quando são diagnosticados como portadores de doença de origem alimentar; - Quando mostram sintomas de doença gastrointestinal; - Quando têm lesões infeccionadas (ferimentos ou machucados); - Quando vivem ou estão expostos a pessoas que estão doentes; - Quando tocam qualquer coisa que possa contaminar as mãos; Ações simples, ou comportamentos pessoais podem contaminar o alimento, isso inclui coisas como: Dedo no nariz Esfregar a orelha Coçar a cabeça Tocar uma espinha ou ferida aberta Passar os dedos pelo cabelo Tossir ou espirrar na mão Cuspir Fumar Falar sobre alimentos Em função disso, os manipuladores de alimentos devem prestar muita atenção no que fazem com as mãos, e lavá-las com frequência. Deve-se lavar as mãos depois das seguintes atividades: - Depois de ir ao banheiro; - Antes e depois de manipular alimentos crus; - Após tocar os cabelos, o rosto ou outras partes do corpo; - Depois de espirrar, tossir, ou usar lenço de pano ou de papel; - Depois de fumar, comer, beber, ou mascar chicletes; - Depois de usar qualquer produto químico de limpeza; - Depois de retirar o lixo; - Depois de tirar a mesa, ou de ajudar a tirar a louça suja ou utensílios; - Depois de tocar as roupas ou aventais; - Depois de tocar em qualquer coisa que possa contaminar as mãos, tais como equipamentos não-sanitizados, superfícies de trabalho sujas ou panos de limpeza. O TRAJE ADEQUADO PARA O TRABALHO:
O traje tem papel importante na prevenção de doenças de origem alimentar, portanto os manipuladores devem seguir padrões rigorosos de vestuário: - Usar gorro limpo ou protetor de cabelos; - Usar uniforme limpo diariamente; - Tirar o avental quando for sair das áreas de preparação de alimentos; - Retirar joias e adornos antes de preparar ou servir o alimento, ou durante o trabalho nas áreas de preparo; O uniforme deve ser vestido sempre de cima para baixo (touca, blusa, calça, meia e bota) para evitar que fios de cabelo fiquem soltos sobre o uniforme.