sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sobe a 15 o número de mortes nos EUA por melões contaminados

Alimentos tinham bactéria que provoca a listeriose.
Doença é grave para grávidas, que podem até perder o bebê.

Do G1, em São Paulo
imprimir
Melões nos Estados Unidos foram contaminados por bactéria. (Foto: AFP Photo)Melões nos Estados Unidos foram contaminados
pela bactéria ‘Listeria’. (Foto: AFP Photo)

Mais duas mortes por conta de melões contaminados foram confirmadas nos Estados Unidos, elevando para 15 o número de óbitos pela listeriose, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.

O número de infectados agora é de 84 pessoas em 19 estados da nação. As mortes ocorreram nos estados do Novo México, Colorado, Texas, Kansas, Maryland, Missouri, Nebraska e Oklahoma.

A doença é provocada por uma bactéria chamada Listeria monocytogenes. Esse micro-organismo foi encontrado em melões contaminados na fazenda Jensen Farms, localizada na cidade de Granada, no estado de Colorado.

Com sintomas parecidos com os de gripe, a listeriose pode causar dores musculares e febre. A doença é mais grave em grávidas – elas podem até perder o bebê ou a criança pode nascer com meningite. Segundo o CDC, idosos, recém-nascidos e adultos com as defesas do corpo enfraquecidas também são alvos mais fáceis para a infecção.
saiba mais

A própria fazenda solicitou que seus produtos fossem recolhidos depois da agência que regula remédios e alimentos nos Estados Unidos (FDA) ter identificado a origem do foco.

o tipo de melão infectado é conhecido como Rocky Ford – nome de uma cidade no Colorado famosa por esta variedade da fruta. Mas as autoridades sanitárias do país alertam que a Listeria pode crescer em outros tipos de melões, guardados dentro ou fora da geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário