quinta-feira, 17 de março de 2011

Como descongelar alimentos de maneira correta

Descongelar alimentos

O processo de descongelamento faz com que os alimentos voltem ao seu estado anterior, com o mesmo sabor, umidade e características. Com técnicas muito fáceis, em poucos minutos você terá pratos prontinhos para as mais deliciosas refeições. Confira as dicas de descongelamento .


Pratos prontos

O descongelamento de massas é prático e simples
O descongelamento pode ser realizado no refrigerador, em temperatura ambiente (com o recipiente ainda fechado), no forno do fogão, ou se você preferir no microondas. Nesse último caso, selecione o peso da porção, que o equipamento calculará automaticamente o tempo necessário para o processo. A tecla descongelar do microondas descongela sem alterar o alimento. Muito cuidado na hora de descongelar porções que estão em recipientes de vidro, pois o choque térmico pode trincar o recipiente.

Descongelamento de nhoque
Para descongelar nhoque, você pode deixá-los por 12 horas na geladeira e depois levar ao forno para aquecer, ou descongelar no microondas na potência média/alta.
O tempo vai variar de acordo com o tamanho da porção.


Descongelamento de aves no refrigerador

Descongele as aves 24 horas antes do tempo necessário para prepará-las.
No refrigerador, elas vão descongelar de forma lenta, preservando todas as proteínas e os nutrientes.
Lembre-se de não misturar porções congeladas com as descongeladas, para que uma não interfira na conservação da outra. Neste caso, coloque-as em qualquer outra prateleira.
As prateleiras são removíveis, o que permite que você coloque peças grandes de carnes para descongelar.
Só retire da embalagem quando a porção estiver totalmente descongelada e descarte todo o líquido que soltar.


O descongelamento de carnes mais lento preserva os nutrientes

O descongelamento ideal para as carnes é feito de forma lenta, colocando as porções no refrigerador, durante 24 horas antes do consumo. Desta forma, os nutrientes do alimento são preservados.
Não retire da embalagem em que foi congelada e nem mergulhe a carne na água para acelerar o processo, pois poderá ocorrer a contaminação por bactérias.
Descarte todo o líquido e o sangue que a carne soltar. A linha de Refrigeradores Brastemp conta com modelos que possuem gaveta de carnes, que servem para conservar as carnes que serão consumidas em breve ou para elas serem descongeladas mais lentamente.
Lembre-se de não misturar porções congeladas com as descongeladas, para que uma não interfira na conservação da outra. Neste caso, coloque-as em qualquer outra prateleira.
As prateleiras são removíveis, o que permite que você coloque peças grandes de carnes para descongelar.


Descongelando frutas no refrigerador

Isto é possível porque, sempre que um alimento é retirado do freezer e armazenado em locais com temperaturas superiores a –12º C, ocorrerá o descongelamento
As frutas podem ser consumidas antes de estarem totalmente descongeladas. Para isto, retire as porções do freezer e deixe-as no refrigerador por, em média, 4 horas.


Técnicas de descongelamento para ovos e laticínios

O descongelamento de ovos crus e laticínios obtêm melhores resultados quando este é feito no refrigerador. A manteiga descongela no refrigerador em até 4 horas.
Para o leite também é o melhor processo. No descongelamento pode ocorrer a separação do leite e da gordura. Será preciso misturá-lo para que recupere a homogeneidade natural.
Os ovos crus, depois de descongelados, poderão ser usados da mesma maneira que os frescos. Lembre-se de que os ovos cozidos não devem ser congelados.


Queijos com a mesma textura dos frescos depois do descongelamento

Os queijos precisam de um descongelamento lento, para que voltem ao seu estado original, com a mesma textura, aroma e sabor.
Devem ficar no refrigerador por 24 horas e mais 4 em temperatura ambiente antes de serem consumidos.
O queijo ralado não endurece com o congelamento. Como permanece solto, pode ser usado assim que for retirado do freezer.


Técnicas de descongelamento para peixes

Sempre que um alimento for retirado do freezer e armazenado em compartimentos com temperaturas superiores a –12º C, ele irá descongelar.
Você pode usar esta técnica colocando peixes, crustáceos e moluscos no refrigerador até que descongelem.
O ideal é programar o descongelamento sempre 24 horas antes do consumo. Aguarde o total descongelamento para então cozinhá-los ou assá-los.
Os peixes apresentam um forte odor característico, que pode se instalar no refrigerador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário