domingo, 11 de outubro de 2015

Alimentos orgânicos, você sabe o que é de fato?

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento.
Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores. O conceito de “Orgânico” - é um termo de rotulagem que indica que o alimento é produzido de acordo com normas específicas que vetam o uso de quaisquer agroquímicos e que está certificado por uma agência devidamente constituída. Para comercializar o produto precisa apresentar garantias de que realmente é orgânico: No Brasil, são reconhecidos três mecanismos de garantia:  Certificação por auditoria,  Sistemas participativos de garantia (SPG), que fazem parte do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg),  Controle social para a venda direta sem certificação.
O produto custa mais que os comuns devido aos custos com a certificação que não são baratos. O apelo do produto está aliado:  Preferência do consumidor:  Produto com atributos relacionados à saúde, justiça social, e conservação e preservação ambiental,  Aumento da preferência pela aquisição do produto orgânico pelos mercados institucionais, como por exemplo, as escolas, os hospitais e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA - CONAB), onde o produto orgânico alcança valorização de cerca de 30% em relação ao convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário