segunda-feira, 19 de maio de 2014
Adição de antibiótico no vinho
Vinho com suspeita de adição de antibiótico
Compartilho com vocês a atividade realizada por uma aluna:
Bruna Franceschetto
TEMA: vinho com suspeita de adição de antibiótico
1. Explicar o que aconteceu: A Notícia em si
Foi adicionado natamicina para eliminar bactérias encontradas através da fermentação dos vinhos. Através monitoramento e a análise de resíduos em vinhos, sucos e bebidas fermentadas pelo Ministério da Agricultura apontou o uso de natamicina por pelo menos 13 indústrias. As bebidas doces são as mais vulneráveis à proliferação de bactérias durante a fermentação. O vinho de mesa suave, que contém açúcar, é o principal alvo devido à dificuldade de evitar que fermente após o envase.
Sendo um antibiótico proibido para essa finalidade em nosso país, foram então imediatamente retirados do mercado sem divulgação das marcas em si. A prática foi constatada em análises de rotina do Laboratório de Bebidas do Lanagro, vinculado ao Ministério da Agricultura (Mapa).
2. Qual era o objetivo da administração do antibiótico?
O antibiótico foi adicionado para eliminar bactérias após a fermentação do vinho. Sendo proibida a adição desse medicamento, os lotes que foram comprovados a alteração foram imediatamente retirados do mercado.
3. Qual o antibiótico utilizado? Para que normalmente ele é usado.
O antibiótico utilizado foi a natamicina com o objetivo de eliminar germes e bactéria. Foi escolhido esse antibiótico por ser um produto barato. Geralmente ele é utilizado para tratar infecções bacterianas e virais nos olhos.
4. Quais os efeitos toxicológicos da administração deste antibiótico para o organismo?
O uso permanente e em dosagens mais elevadas do que o tolerado pode levar a um aumento progressivo da resistência a antibióticos. Aos poucos, a substancia pode eliminar os micro-organismos mais sensíveis e preservar os mais resistentes. Assim, pode reduzir o efeito esperado de um medicamento quando necessário.
5. Porque ele é proibido? Qual a legislação e órgão fiscalizador?
É proibido a adição desse antibiótico em vinhos pois,causa graves danos a saúde. E por ser antibiótico o organismo pode se acostumar e quando realmente precisar desse medicamento não fará mais efeito. As analises são fiscalizadas pelo Ministério da agricultura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário