quinta-feira, 24 de outubro de 2013
Internacionalização é o futuro da universidade
Para variar os assuntos da qualidade de alimentos, mas não menos importante que isso está a educação dos nossos futuros profissionais, nesta semana aconteceu aqui em Erechim/RS o SIIC - Seminário de Institucional de Iniciação Científica e dentre os temas discutidos e pesquisas apresentadas...a internacionalização foi tema de discussão
A afirmação foi feita pela Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UniRitter, Márcia Santana Fernandes, durante conferência realizada na abertura do XIX Seminário Institucional de Iniciação Científica (SIIC) da URI, na tarde desta terça-feira, 22, no Salão de Eventos da Universidade.
Para a palestrante, o tema do SIIC da URI é mais do que oportuno, pois a internaciolização se faz através da linguagem, apesar de toda tecnologia existente nos dias atuais. “Devemos pensar internacionalmente e agir localmente”, afirmou a Pró-Reitora, elencando os principais elementos para que isso venha a ocorrer. “Em primeiro lugar é precisa que haja acesso à informação. Apesar de sermos o 13º país em pesquisa, precisamos caminhar ainda mais”, lembrou a professora.
Chamou atenção, ainda, para a necessidade de investir em recursos humanos, ou seja, em pesquisadores, que são os que proporcionam a transformação e concretizam parcerias. “Da mesma forma, é preciso que hajam investimentos para que haja mais empreendedorismo e inovação. E isso acontece com parcerias com o setor privado”, frisou ela.
Um último aspecto, segundo a conferencista, é a autoestima nacional. “O Brasil ainda não possui o reconhecimento adequado para o trabalho que se realizado aqui”, concluiu a professora.
O Diretor-Geral do câmpus, professor Paulo José Sponchiado, disse que esse está sendo um momento muito especial para a URI Erechim. “Estamos socializando tudo aquilo que estamos produzindo em pesquisa e extensão, depois de meses de trabalho intenso”, disse o Diretor.
Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI, professor Giovani Palma Bastos, este evento é de muita relevância para a Instituição. “O Brasil ocupa o 6º lugar na economia mundial. Entretanto, para manter seu desenvolvimento e crescimento e alcançar uma posição de liderança com mobilização social e autonomia, o país tem questões estratégicas a tratar. Entre elas, uma educação de qualidade e intensificar suas atividades em ciência, tecnologia e inovação”, pontuou o professor
O Reitor da URI, professor Luiz Mario Silveira Spinelli, disse que a Universidade está fazendo o seu papel na busca da internacionalização. “Investimos, recentemente, R$ 5 milhões em pesquisa e extensão. Esse fato, por si só, comprova que estamos construindo uma nova universidade pronta para os desafios atuais”, salientou o reitor.
A Diretora Acadêmica da URI Erechim, professora Elisabete Maria Zanin, ao abrir os trabalhos do Seminário, disse que o tema “ciência e arte de internacionalizar relações” foi escolhido por ser consenso que o futuro das universidades e também das sociedades, está ligado a três palavras: internacionalização, relevância e qualidade. Lembrou, ainda, que o SIIC faz parte dos eventos científicos oficialmente cadastrados na Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Somos uma das 53 instituições gaúchas participantes e uma das 14.659 atividades programadas no país para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, frisou a Diretora Acadêmica. .
Fonte: uricer.edu.br - Postado em: 22/10/2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário