domingo, 3 de abril de 2011

Aurora e Tetra Pak: leite rastreado

A Coopercentral Aurora, cooperativa catarinense produtora de gêneros alimentícios, acaba de adotar o sistema P.A.R. (Produto Aurora Rastreado), solução de rastreabilidade desenvolvida pela sueca Tetra Pak.

A ferramenta permite que os consumidores tenham acesso aos dados sobre o processamento, envase e controle de qualidade dos leites Aurora e Aurolat. Para isso, basta digitar o código P.A.R. impresso em cada embalagem no hotsite linkado abaixo.

As etiquetas estreiam nos recém lançados leites longa vida da marca Aurora, que inicialmente serão distribuidos no Sul e Sudeste.

"O código P.A.R. garante o monitoramento do processo produtivo. A rastreabilidade é uma ferramenta essencial para a verificação dos atributos de credibilidade perante produtores, clientes, fornecedores e consumidores", destaca Mário Lanznaster, presidente da Aurora.

Conforme o executivo, a solução, que baseia-se no Sistema de Rastreabilidade Ativa, lançado em 2009 pela Tetra Pak, possibilita gerir a coleta, integração e controle de dados de fabricação de alimentos, em todas as fases: recepção da matéria-prima, processamento, envase, controle de qualidade e distribuição.

A rastreabilidade é baseada em três ferramentas: o Tetra PlantMaster, da Tetra Pak, para controle, supervisão e operação da produção de alimentos; um sistema de gerenciamento da qualidade e uma plataforma de comunicação via Internet.

O sistema é diretamente conectado a todos os equipamentos, sensores e laboratórios da planta - neste caso, a Aurora.

"Os dados coletados, como temperatura, vazão, pressão, análise microbiológica e físico-química, limpeza, insumos, alarmes, tempo de operação, entre outros, são consolidados em um único banco de dados", explica Pedro Gonçalves, Gerente de Sistemas Integrados Especiais da Tetra Pak.

Com isso, a Aurora ganha em gestão e controle de qualidade, já que os dados podem ser cruzados, criando uma visão de todo o fluxo de produção do leite, e dando detalhes sobre cada caixa, e não sobre todo um lote, do produto.

"Assim, o sistema permite diagnosticar, solucionar e prevenir eventuais problemas", finaliza Gonçalves.

A Coopercentral Aurora abrange o trabalho de mais de 70 mil famílias, que fornecem à cooperativa matérias-primas para a produção de alimentos como carne suína, de frango, além do leite.

Já a Tetra Pak é especializada em soluções para processamento e envase de alimentos. As embalagens da empresa estão presentes em mais de 170 países.

A companhia emprega 22 mil funcionários em mais de 85 países e só este ano vendeu 11 bilhões de embalagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário