quarta-feira, 9 de abril de 2014
Aplicação de microbiologia preditiva para assegurar a segurança alimentar e a qualidade de alimentos
O período da manhã de hoje foi marcado por um mini curso super bacana, eu não conhecia a aplicação da metodologia de modelos matemáticos para validar PCC ou predizer o comportamento de microrganismos para ajudar a definir shelf life de produtos, processamento térmico, entre outros.
Os modelos microbiológicos preditivos não são uma técnica tão nova assim, já existem vários artigos publicados mundo afora utilizando esta técnica - o jornal de microbiologia é um bom local para pesquisar artigos.
Há também diversos software de microbiologia preditiva:
Patógenos - arserre.gov/PMPOnline.aspx
ComBase - combase.cc/toolbox.html
Base de dados sobre microrganismos - www.combase.cc
Análise de riscos: foodrisk.org/
Palestra proferida pelo Dr Fernando Pérez Rodrigueza
Estes modelos permitem que se faça a cinética de crescimento ou de redução dos microrganismos de acordo com as influências que os mesmo sofre no produto que se está trabalhando.
Ex: quanto tempo uma carne cozida poderá durar - vida de prateleira - sendo que a contagem inicial é de 3 UFC/Log e a taxa de crescimento microbiano é 0,18log... Pelo modelo preditivo define-se que o tempo é de 62,2h.
Sugestão de artigos:
Modeling growth of Escherichia coli O157:H7 in fresh-cut lettuce treated with neutral electrolyzed water and under modified atmosphere packaging
Guiomar D. Posada-Izquierdoa, , , Fernando Pérez-Rodrígueza, Francisco López-Gálvezb, Ana Allendeb, María I. Gilb, Gonzalo Zureraa
Site: http://modelling.combase.cc/HelpDMFit/HelpDMFit.aspx
No proprio site há instruções para o uso do software
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário