terça-feira, 14 de maio de 2013
Do campo à mesa: Como se formam os ovos?
Do campo à mesa: Como se formam os ovos?: " Agora essa. Descobriram que ovo, afinal, não faz mal. Durante anos, nos aterrorizaram. Ovos eram bombas de colesterol. Não eram ap...
Bares, restaurantes e lanchonetes terão classificação de qualidade sanitária
Estabelecimentos das cidades-sedes da copa serão classificados com qualidade sanitária aceitável ou serão incluídos no grupo de qualidade insatisfatória
Com foco na Copa do Mundo de 2014, o Ministério da Saúde (MS) aprovou nesta terça-feira (14) as diretrizes nacionais do projeto-piloto de categorização dos serviços de alimentação. A iniciativa tem como objetivo classificar os estabelecimentos de acordo com o seu grau de segurança. O projeto também deve ampliar a comunicação e a transparência com os consumidores, já que a classificação dos bares, lanchonetes e restaurantes será divulgada.
Todos os estabelecimentos participantes serão classificados em cinco grupo, de acordo com o sistema de pontuação. De um a quatro, serão classificados os estabelecimentos com qualidade sanitária aceitável. No quinto grupo serão incluídos os de qualidade insatisfatória.
Com a publicação da portaria, as cidades que serão sede da Copa 2014 têm 15 dias para fazer a adesão ao projeto. O número mínimo de estabelecimentos que serão classificados varia de acordo com o tamanho da cidade. Em São Paulo e no Rio de Janeiro serão, no mínimo, 210 participantes. Já em cidades com o Cuiabá, Fortaleza e Manaus, serão 80 estabelecimentos.
A adesão ao projeto-piloto de categorização dos serviços de alimentação para a Copa será feita mediante a apresentação de proposta de ação de categorização à Gerência-Geral de Alimentos da Anvisa, nos termos da Portaria. A proposta de ação deverá conter as ações a serem executadas pelos municípios participantes, tais como atividades de sensibilização dos atores envolvidos, incluindo o setor de serviços de alimentação e capacitação dos profissionais de vigilância sanitária.
Ocorrendo a aprovação da proposta de ação, a Anvisa publicará portaria específica de habilitação do ente beneficiário para participar do projeto-piloto de categorização dos serviços de alimentação para o evento esportivo.
O projeto também prevê o repasse de recursos financeiros para que as cidades façam a categorização. O financiamento será repassado até o próximo dia 15 de junho, após a apresentação da proposta para a Anvisa. As cidades que não serão sede da Copa também poderão aderir ao projeto, mas neste caso não haverá o incentivo financeiro.
A expectativa é que a categorização dure dois anos. Após a Copa, os resultados do projeto serão avaliados, e ele pode ser estendido a todo o País.
Fonte:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
segunda-feira, 13 de maio de 2013
Evento sobre Controle de Pragas

Treinamentos em SP
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
PARA A CADEIA DE ALIMENTOS
Turmas de maio CONFIRMADAS
Últimas vagas
APPCC/HACCP Avançado – Validação e Verificação - 27 a 28/05
Validação é o processo de demostrar que um sistema de HACCP é eficaz. Na prática, muitas dúvidas surgem ao planejar a validação: Quais técnicas devem ser usadas para validar? Que análises fazer? Quantas amostras? Quando aplicar técnicas estatísticas? Qual aplicar?
Neste treinamento aprimorado pela Food Design pelo contínuo benchmarking com a comunidade técnico científica, venha aprender sobre os conceitos, as diferenças entre verificação e validação, as mais atuais técnicas de validação, incluindo sistemas amostrais e técnicas estatísticas mais apropriadas.
Inscreva-se
BPF/GMP para gestores – Teoria e exercício prático vivencial de auditoria - 22 a 24/05
Neste treinamento vamos identificar os elementos legais e normativos para bem planejar e implementar auditorias de Boas Práticas de Fabricação em organizações da área de alimentos e bebidas, bem como as técnicas mais apropriadas de auditoria e postura do auditor, tendo como base na ISO 19011.
Você poderá vivenciar os conceitos aprendidos por meio de um exercício prático em uma empresa real de alimentos, aprendendo ou melhorando suas técnicas de auditoria.
Inscreva-se
Avaliação, Qualificação e Monitoramento de Fornecedores de Produtos e de Serviços
Para alimentos e bebidas – 09 a 10/05
O GFSI estabelece que todas “as suas normas” devem exigir que a organização estabeleça, implemente e mantenha procedimentos para a avaliação, aprovação e contínuo monitoramento de fornecedores com impacto sobre a segurança de alimentos, tanto para fornecedores de produtos como de serviços.
A Food Design oferece neste treinamento toda sua expertise na seleção das melhores ferramentas para a estruturação de um Programa de Avaliação e Qualificação de fornecedores, levando em consideração a realidade, diferentes níveis de riscos e de confiabilidade envolvidos.
Inscreva-se
Para conferir demais treinamentos, acesse:
www.fooddesign.com.br
Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda
Endereço: Av. Angélica, 2466, cj 162 - 01228-200 – São Paulo – SP
Fone: 55 (11) 3218-1919 e 3120-6965 Fax 55 (11) 3218-1617
e-mail: fooddesign@fooddesign.com.br
www.fooddesign.com.br
CURSO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA O SUL DO BRASIL
Data: 08 de junho de 2013
Local: Garibaldi|RS
Conteúdo programático
1) FUNDAMENTOS DA HIGIENE E SEGURANÇA
Introdução, Definições, Acidentes de Trabalho e Fatores que afetam a Higiene e Segurança
2) SEGURANÇA NOS POSTOS DE TRABALHO
Prevenção, Segurança de Máquinas, Redução de Riscos, Proteções Coletivas e Individuais, Sinalização de Segurança
3) HIGIENE E CONDIÇÕES DO POSTO DE TRABALHO
Riscos Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos
4) NORMAS REGULAMENTADORAS -Noções Gerais
informações: contato@agroqualita.com.br
www.agroqualita.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)